Por que um pano?

Pano
Compartilhar:

Muitas pessoas perguntam “Por que um pano é o primeiro objeto que deixamos ao alcance do bebê?” Porque depois que ele já teve tempo e suporte emocional suficiente para explorar suas próprias mãos e algumas sensações corporais, começa a demonstrar interesse pelo seu entorno, esticar as mãos, girar a cabeça, procurar pessoas e puxar a roupa para colocar na boca. Esses são indícios de que há interesse em outras experiências e o pano será uma ótima adição ao Ambiente Preparado para brincar. 

É neste espaço que colocamos o pano “em pé” / “montado”, com o intuito de fazer com que o bebê possa perceber sua presença. E ainda assim, provavelmente o tocará ao acaso. Aos poucos perderá o reflexo de apreensão e experimentando as vivências táteis, posteriormente passará a pegar os objetos intencionalmente.

Acho importante ressaltar que a Abordagem Pikler e o Método Montessori preconizam a autonomia da criança, por conseguinte não sugerem colocá-la em nenhuma posição em que ela não consiga realizar sozinha. Para tanto não utilizamos nenhum tipo de suporte mecânico (almofadas, encostos…) para os movimentos a não ser o chão.

Em SLa Niñera propomos uma nova forma de entender e cuidar dos bebês e crianças, a partir de suas próprias necessidades. Para isso queremos instruir os adultos a como implementar essas ideias na sua rotina escolar e/ou familiar. Se você precisa de ajuda para entender estes processos, entre em contato conosco!

Besitos ,

Professora Sara Larrosa
Esp. em Motricidade Infantil e Saúde Mental Coletiva

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *