Emmi Pikler e Maria Montessori

Pikler Montessori
Compartilhar:

 Embora contemporâneas por um tempo, a pediatra Emmi Pikler (1892-1984) y a médica e educadora Maria Montessori (1870-1952) aparentemente não se conheceram, mas seus enfoques pedagógicos para a primeira infância são complementares em alguns sentidos. Resumindo algumas semelhanças principais entre Pikler e Montessori:

Ambas tinham uma visão integral da criança como pessoa completa em si mesma em concordância com o momento evolutivo.

Ambas promover relações autênticas e respeitosas com as crianças; Pikler o concretiza através dos cuidados diários, a comunicação e a liberdade de movimentos, e Montessori ressaltando a individualidade da criança e seu papel ativo no processo de construção de sua personalidade.

Ambas ressaltam a importância da observação para conhecer a criança nos âmbitos físicos, emocionais e mentais.

Ambas sustentam que a criança tem um potencial a ser implantado, para o qual precisa sentir segurança na relação com um adulto principal (mãe, pai, cuidador primário) e um espaço adequado para a exploração e o brincar livre. 

Ambas confiam que são seres competentes desde o nascimento que vão avançando na aquisição de habilidades motoras e de linguagem de maneira espontânea e natural segundo seu próprio ritmo de crescimento, sem a necessidade de que o adulto lhe ensine nada disso, porém que oferecendo-lhes um espaço social natural e um espaço para a liberdade de movimentos.

Consideremos uma principal diferença em relação a contribuição significativa de cada uma. O enfoque educativo, de Pikler se centra na primeiríssima infância (0-3 anos de idade aproximadamente) e a metodologia educativa elaborada por Montessori se centra em crianças de 3 a 6 anos de idade.

Mas, além disso: 

Ambos os enfoques convergem sem dúvida em princípios válidos para tudo na vida: o respeito,a empatia, a autenticidade, a autonomia e a paz como núcleo de nossas relações pessoais e com o mundo.

@slaninera
Tradução livre: Professora Sara Larrosa
Texto original, em espanhol: @pikler.montessori.py
Quer saber mais sobre a Abordagem Pikler e o Método Montessori??
Vem aí o curso para educadores, cuidadores e famílias.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *