Abordagem Pikler e a Liberdade Para os Bebês

Abordagem Pikler e a Liberdade Para os Bebês
Compartilhar:

A autora, da Abordagem Pikler comenta sobre os riscos de não dar Liberdade para que os bebês se expressem e com isso se desenvolva por si mesmo, sem a intervenção externa direta. O desejo e a ansiedade do adulto não podem prevalecer sobre o tempo que cada criança necessita para realizar as tarefas, assim como seus espaços devem ser preservados pelo adulto de referência.

Na Abordagem Pikler se considera que um bebê senta quando ele próprio consegue se por nesta posição e sair dela Livremente, de forma ativa!! Do contrário é o desejo do adulto que a coloca, “submissa” nesta posição que ela não domina corporal e mentalmente. A criança é sentada, mas ainda não senta, e o mesmo vale para aparatos que prometem desenvolver a criança, mas o coloca sempre em desafio ao que a capacidade dela realiza naquele momento.

Todas as tentativas são experimentos da criança, onde ela aprende mais sobre seu corpo, sobre física e o equilíbrio, sobre o ambiente, as texturas do chão, do ar, da parede… Privar a criança da liberdade de se mover e com isso interagir com o mundo é barrar um desejo natural de experimentar!!! E essa inspiração as acompanha desde que nascem!!

É de suma importância assistir mais do que agir! Permitir que a criança se expresse e a partir disso elaborar a melhor forma de auxiliá-la a atingir seus objetivos ou mesmo deixá-la tentar sem sucesso, uma vez que suas habilidades ainda estão aquém da meta que ela mesma estabeleceu para si. Talvez, nesta última situação algumas crianças precisem ser confortadas quando da frustração de sua inaptidão, contudo cabe destacar a importância de não fazer pela criança, mas com ou observando a criança.

Desde muito pequenos, os bebês recebem estímulos externos sobre a complexidade do mundo que a rodeia, se nós – Adultos – sempre estivermos como intermediários deste contato a verdadeira autonomia não se dará e no futuro isso pode ser muito desastroso! Na Abordagem Pikler a Liberdade para os Bebês são trunfos importantes para o pleno desenvolvimento das crianças.

POR:
Professora Sara Larrosa
Esp. Saúde Mental
@SLaNiñera

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *